14.10.10

Segundo dia de gravação

Como foi programado na quarta à noite, o segundo dia de gravação começou com os violões das músicas “Serelepe”, de Euler Ferreira, “Noitear” e “Aldeia Mineira”, de Cleverson Natali e “Piuí”, de Wolf Borges e Elder Costa.

Giuliano Tiburzio chegou e gravou o baixo para algumas destas canções. Como teve de voltar para Pouso Alegre, Diovani gravou o mesmo instrumento nas outras faixas.

Também foram gravadas as percussões por Matheus e a faixa "Piuí" teve a participação de Claúdio Nucci tocando caxixi.

O trabalho foi encerrado às 21h, mesmo horário do dia anterior. E mais duas canções foram concluídas: "Serelepe" e "Piuí".

13.10.10

Primeiro dia de gravação

Às 11h30min desta quarta-feira, o Cantus Quatro (com exceção de Rafael, que só deve chegar na sexta) e seu produtor Cláudio Nucci, Bruno Vinci e Matheus Macedo chegaram no Visual Studio, em Pedralva, para começarem as gravações.

Aproveitando que a bateria estava montada, Cleverson gravou uma guia da música "Assombração", composição de Zé Elder, e Diovani já colocou a bateria nesta faixa. Em seguida, fizeram o mesmo com a canção "O Tempo", de Cleverson e João Eugênio, para que a bateria pudesse ser desmontada e o processo de gravação tivesse continuidade.

"Assombração" se tornou o foco das gravações deste dia, considerando todos os seus detalhes; por isso decidiram gravar seus violões (aço, sete cordas e doze cordas). Em seguida, Matheus gravou as percussões, colocando efeitos muito interessantes e pertinentes à faixa.

Como só faltava o baixo para concluir a música, foi sugerido que Diovani gravasse o instrumento e assim "Assombração" foi concluída ainda na quarta-feira.

Animados com o rendimento do dia, os músicos planejaram o próximo dia de gravação, que começaria com os violões de mais algumas faixas.

12.10.10

A chegada do produtor

A tarde deste feriado foi bastante especial para o Cantus Quatro.

O músico Cláudio Nucci, que produzirá o CD do grupo, chegou a Pouso Alegre para acompanhar as gravações.

A tarde foi de ensaio na casa do Cleverson. Matheus, que fará percussão no CD, também estava presente. Todas as canções foram apresentadas para o Cláudio, que já começou seu trabalho de produção. A cada música ele vinha cheio de ideias, propondo a melhor colocação dos violões, a levada da percussão, quando marcar mais o ritmo de determinada forma, quando usar algum efeito... Tudo com olhar técnico, propriedade e cuidado para que haja coerência entre as faixas e a proposta do álbum.

Uma tarde muito proveitosa, que terminou com café e papo bom.

E planos para a viagem porque, amanhã, o Cantus Quatro já estará em estúdio!!!

7.10.10

Dias contados

Na próxima semana terão início as gravações do primeiro CD do Cantus Quatro!

As bases e guias serão gravadas no Visual Studio, em Pedralva – MG, do baterista e amigo do grupo Diovani Bustamante.

Na última semana, o grupo intensificou a jornada de ensaios, principalmente os instrumentistas e arranjadores, que têm trabalhado muito para finalizar as canções. Tal jornada deve continuar até a próxima terça-feira, 12 de outubro, data prevista para a chegada de Cláudio Nucci, produtor do CD, em Pouso Alegre. O músico também fará participações em faixas do álbum.

Na quarta-feira, o Cantus Quatro com seu produtor e músicos-amigos participantes do projeto seguem para Pedralva. E lá acontecerá a primeira etapa deste sonho.



O Cantus Quatro promete registrar aqui neste blog os detalhes da gravação e, assim, manter amigos e leitores informados!

4.10.10

Sobre o Cantus Quatro no CEMPA

Na terça-feira, 21 de setembro de 2010, o Cantus Quatro se apresentou na Terça Maior do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre.

Foi a primeira apresentação “oficial” da nova formação do grupo. No repertório, canções próprias que estarão no CD e outras já conhecidas, como Desenredo e Por enquanto. Por enquanto marca o início do Cantus Quatro: foi a primeira música apresentada, em um Tributo a Renato Russo, com arranjo de João Eugênio.

A banda foi formada por músicos e amigos que acompanham o trabalho do Cantus Quatro: Márcio Mineiro (flauta transversal), Giuliano Tiburzio (baixo), Bruno Vinci (violão sete cordas), Matheus Macedo (percussão) e Alex (saxofone).

O Auditório estava lotado com a presença de amigos, professores e alunos da escola. Teve a presença de Wolf Borges, que compôs uma das músicas que o grupo irá gravar. A jovem Bia carrozza foi conferir o resultado de sua parceria com João Eugênio, outra canção que estará no CD. Seu pai, Guilherme Carrozza, publicitário e vice-diretor da unidade Fátima da UNIVÁS, foi conhecer mais do trabalho do grupo, já que ele vai desenvolver o projeto gráfico do CD.

Essa apresentação foi muito importante para o grupo poder avaliar com tem sido seu trabalho. Deu pra sentir o gostinho do que vem por aí!
Agora é só esperar o CD ficar pronto!